Uma boa imunidade, ajuda em muitas coisas na saúde de uma pessoa, contribui para evitar doenças como gripes e resfriados.

Porém, poucas pessoas sabem, que simples mudanças de hábito, já auxiliam na melhora da imunidade, como por exemplo: mais horas de sono, fazer atividades físicas e se alimentar de uma forma saudável.

Então, se você deseja melhorar a sua imunidade e também a sua saúde, continue lendo esse texto, que vamos te dar dicas ótimas para você conseguir alcançar sua meta.

O que é o sistema imunológico?

Antes de começarmos a falar sobre como melhorar a sua imunidade, é muito importante entender como o organismo do corpo humano funciona.

Falando de uma forma simples, o sistema imunológico de um corpo, nada mais é do que a defesa do organismo contra agentes infecciosos.

Ou seja, ele é um conjunto de células de defesa e tecidos especiais, que são responsáveis por proteger nosso corpo contra bactérias, vírus e alguns outros micro-organismos que podemos absorver em nosso corpo pelo ar ou contato com pessoas doentes.

Nossa imunidade é um sistema composto por vários mecanismos que têm que estar em equilíbrio para funcionar de maneira eficaz.

3 Dicas para melhorar a imunidade

Agora que já sabemos mais sobre o sistema imunológico do nosso corpo, vamos te mostrar três dicas ótimas para ter uma imunidade de dar inveja a qualquer um.

Consuma bastante vitaminas naturais

Existem diversos tipos de alimentos que são ricos em vitaminas C, e que podem te ajudar muito a manter uma ótima imunidade.

Alguns desses alimentos são: abacaxi, kiwi e acerola. Então, se a sua meta é melhorar a sua saúde imunológica, comece a consumir esses alimentos.

Mas, não são apenas as frutas que são possuem a vitamina C, podemos contar também com uma ampla variedade de vegetais que têm muita vitamina E para o seu organismo. Esses vegetais, são aqueles que possuem a cor verde escura, como: rúcula, brócolis, espinafre, couve e muito mais.

Já as castanhas e cereais integrais, são uma boa opção para aumentar o consumo de zinco no organismo.

Tome um pouco de sol todos os dias

Uma das principais fontes de vitamina D, que é uma grande aliada de um ótimo funcionamento do sistema imunológico, é o sol.

Sendo assim, é recomendado ficar um tempo ao sol diariamente, sem protetor solar, de preferência até às 10 horas da manhã e depois das 16 horas. Essa vitamina, é fundamental para o fortalecer os ossos e dar defesas do sistema imunológico.

Pratique exercícios físicos

Além de reduzir o estresse, os exercícios físicos ajudam muito a ter uma boa imunidade, aumentando os anticorpos no organismo.

Entretanto, você não precisa manter uma rotina pesada de atividades físicas, 30 minutos diários já são o bastante para ajudar na melhora do seu organismo.

Se você não conseguir fazer exercícios, simples atividades podem te ajudar, embora não os substituam.

Você pode aumentar o ritmo dos movimentos ou dançar enquanto faxina, para ampliar os movimentos, a queima de calorias e a redução do estresse.

Imunidade x Idosos

Um fato que é muito importante, e que já foi comprovado, é que a nossa resposta imune diminui com o envelhecimento. Isso, ajuda para que as pessoas da terceira idade sejam mais expostas a doenças por infecção, além disso, essas pessoas têm mais chances de desenvolver essas doenças de forma grave e de apresentarem dificuldades para se recuperar.

Por isso, os idosos são um grupo de risco para várias enfermidades.

Existem suplementos que ajudam na melhora da imunidade?

Uma pergunta que é feita com muita frequência, é se existem suplementos e remédios que podem ajudar a ter uma imunidade alta.

A resposta é, sim!

Existem vitaminas e minerais que são muito importantes para o seu sistema imunológico, como o zinco e a vitamina C.

Contudo, com uma alimentação saudável, você terá toda a quantidade que precisa deles. Uma grande vantagem é: quando você come com muitas variedades de frutas e vegetais, seu corpo ganha também outras substâncias que ajudam a proteger o seu corpo.

Caso a sua alimentação saudável não esteja evoluindo sozinha para te oferecer toda a vitamina que o seu corpo precisa, existe a alternativa de buscar por cápsulas dessas mesmas vitaminas, para que o seu organismo funcione da melhor forma possível.

Contudo, o vital para que você mantenha um bom funcionamento do seu corpo, manter os seus hábitos saudáveis.

Dicas extras para ter um sistema imunológico perfeito

Se essas dicas ainda não foram o bastante para você, separamos mais alguns detalhes que podem te ajudar muito a melhorar a sua qualidade de vida.

Ainda sobre o sistema imunológico, confira algumas dicas que vão te ajudar a tornar esse processo ainda mais rápido:

Aposto que com essas dicas, o seu organismo vai melhorar de uma vez por todas.

Então, se você gostou desse conteúdo, acesse o nosso blog e veja muito mais sobre corpo, mente e espírito.

Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.