Você já ouvir falar sobre a terapia holística? Apesar de ser um método muito conhecido, ainda têm muitas pessoas que não sabem sobre esse tema, e todos os pontos positivos que ela pode ofertar para a mente e o corpo humano.

O principal foco da terapia holística, é ajudar o paciente a ter uma boa qualidade de vida, e também, achar o seu maior ponto de equilíbrio físico, mental e espiritual.

Então, se você ainda não conhece esse meio de ajuda, e deseja saber mais, esse artigo é perfeito para você. Aqui vamos te ensinar tudo o que você precisa saber, e te mostrar os muitos pontos positivos que essa terapia tem para te ofertar.

O que é terapia holística?

Essa terapia, tem como principal foco, ajudar em problemas e doenças por meio de uma visão global do ser humano. Contudo, diferente de meios de terapia que focam apenas no problema ou nos sintomas da doença, ela faz uma análise da pessoa como um todo, em seus tipos físicos, culturais, mentais e sociais.

Portanto, a terapia holística, se propõe a tratar muitos problemas de saúde, como: insônia, medo, ansiedade, dores físicas ou musculares e também, bloqueios de energia do corpo.

E se engana quem pensa que é difícil de encontrar essas práticas de terapia. Hoje, vários meios de terapia de visão holística são ofertados de graça no SUS, como complemento ao tratamento convencional. Embora a maior parte dessas terapias careça de comprovação científica, a acupuntura e a homeopatia encontram-se aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina.

Vale reforçar, que as terapias holísticas ajudam a medicina tradicional e uma não elimina a necessidade da outra. Os terapeutas capacitados, têm o cuidado de evitar qualquer termo ou avanços que sejam típico da medicina que conhecemos, de forma a deixar clara a diferença entre as duas. 

Como definir o tratamento adequado para cada paciente?

Para definir o tipo de tratamento que será feito, o profissional da área toma a frente.

Então, é preciso, que o paciente seja analisado nos detalhes, como nos tipos físicos, mentais, espirituais e outros. Pois, o tratamento é feito para cada pessoa em em especial, já que os terapeutas dessa área creem que cada ser é único e que essas personalidades têm influência sobre as outras.

O terapeuta, é um profissional que busca compreender a dor, e propor junto com o paciente um caminho para a mudança. 

Os resultados são realmente bons, como or exemplo: melhora do foco e concentração, eliminação de mágoas e ressentimentos, aumento da disposição pessoal, ajuda no sono, além de uma vida mais plena e saudável. Em locais corporativos, é notável e melhora nas relações profissionais e pessoais.

Tipos de terapia holística

Quando falamos em algum tratamento que seja alternativo, podemos ver as mais diversas abordagens. Essas terapias, podem possuir uma linha mais energética, mais física ou uma união de ambos. 

Hoje em dia, existem diversos tipos de terapia holística, algumas, você nunca pensou que fariam parte dessa área terapêutica. Veja algumas delas:

De acordo com Maecelo Parazzi sobre essa terapia “São muitas as terapias que constituem a área de terapia holística. Cada uma delas possui a sua particularidade, e apresenta benefícios próprios. Por isso, existe um ponto em comum que as une, a compreensão de que cada ser é único. Contudo, o cuidado deve alcançar todos os aspectos fundamentais que o constituem para que assim gere saúde, tranquilidade e qualidade de vida.”

Benefícios dessa terapia

Essa terapia, como dito antes, pode ajudar em muitos problemas da saúde, tanto quando falamos de mente, como também ao corpo e espirito.

Usando diversos meios, um terapeuta consegue definir a fundo o que está causando o desequilíbrio no paciente, e assim ele pode ajudar as pessoas a lidarem com diversos problemas.

Portanto, alguns desses problemas são: estresse físico ou emocional, dores nas costas, tensão, depressão, insônia, TPM, ansiedades, medos, síndromes, bloqueios e traumas.

Entretanto, essa terapia também pode ajudar a clarear algumas questões como insatisfação no trabalho, problemas de relacionamento, falta de prosperidade na área de finanças, baixa autoestima e também falta de confiança em si mesmo.

Então, já deu pra ver que essa terapia atua em diversas áreas para cuidar da sua saúde, e que com ela só coisas positivas serão acrescentadas.

Como começar a fazer terapia holística

Contudo, têm diferentes formas de ingressar no mundo da terapia holística hoje em dia. Sendo assim, você pode encontra-los em diversos lugares, em geral, pode ser achado até na internet.

Sendo assim, para dar início as suas sessões de terapia holística, basta buscar por um profissional da área e mudar a sua vida de uma vez por todas.

Então, se você gostou desse texto e entendeu um pouco mais sobre o que é essa terapia, e deseja tê-la em sua vida, fique de olho em nosso blog que sempre traremos novidades para vocês!

Um abraço. Esperamos ter ajudado!

Equipe OXM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.